Minha foto
Para Compartilhar
"Para publicar com voz de louvor e compartilhar todas as Suas maravilhas." (Salmos 26:7)

RELIGIOSIDADES E TRADIÇÕES


Nos dias mais intensos da busca pela realidade que agradaria a Deus, eu não achava respostas em religiões. Hoje consigo entender melhor que realmente as tradições que eu seguia na época, traziam aos meus olhos coisas obscuras ao meu entender, e hoje vejo que estavam bem longe da vontade de Deus para um ser humano. Mas Ele sabia que em meu coração existia uma grande vontade de o agradar. Tudo que eu fazia, me deixava um vazio e incertezas. Então comecei a buscar tão somente Nele e nas Suas palavras e então comecei a enxergar um verdadeiro e vivo caminho, tudo que eu significava para Ele e tudo que Ele é em mim.

Com certeza como eu, você já ouviu perguntas do tipo: “sua religião proíbe isso?
  Mas diante da liberdade que vivemos em Cristo, o que poderia eu responder se não o que de fato é, e deve ser sempre...
“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me edificam e eu não me deixarei dominar por nenhuma.” 

Mas podemos ver ranços de religiosidades por toda parte, direta ou indiretamente.
Elas veem, nascem ou surgem talvez da criação, dos seus ancestrais, de em alguma época da vida, de um encontro com um estilos de religião ou ritos. E quando se pratica religiosidades o retorno sempre será a incerteza, os questionamentos, a inconstância, e assim se prossegue em busca de uma vida sadia, do ser bom e estar bem consigo mesmo, diante da sociedade, da natureza e de Deus.

Hoje se alguém pensar em freqüentar alguma igreja, (eu digo freqüentar e não visitar por algum motivo específico) ou outro lugar parecido, se avalia primeiramente o que pode interferir em suas vidas. Observam regras, doutrinas e estilo de convívio. Outros também buscam algo que não comprometa, ou que mude suas rotinas já pré-estabelecidas,
 pois não quebrariam os dogmas dos anciãos familiares.
Quando o que deveria estar em seu alvo, é a busca da verdadeira presença de Deus.

E quem entendia muito bem de religiosidades e tradições eram os fariseus de Jerusalém, onde uma vez disseram a Jesus ...


“Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? Pois não lavam as mãos quando comem pão. (essa prática de lavar as mãos antes de comer o alimento, não era a prática que chamamos de higiene, mas sim uma tradição onde molhavam suas mãos como um rito, para demonstrar que assim, estavam puros e santos na presença de Deus, e que eu diria, dos homens).
   “Mas então Jesus respondeu: Por que vocês transgridem, também, o mandamento de Deus pela vossa tradição?”    

Será que não é assim que muitos estão fazendo, ao procurar cumprir suas práticas religiosas?
  Ainda que muitas vezes se tenha o ímpeto de fazer o melhor...
Será que como perguntamos para alguém, como se prefere o café, com açúcar ou sem açúcar? Ou quando compramos aquele novo eletrônico, e conferimos o manual (ou pelo menos deveríamos), assim também seria muito bom se perguntássemos a Deus ou buscássemos no seu perfeito e sábio manual (bíblia) o que seria agradável ao Senhor. Ou como seria eficaz e útil minha vida longe de tabus, superstições e tradições de homens?

Ao invés disso muitos encontram-se amarrados em vãs filosofias, muito longe daquilo que os traria a verdade aos seus dias, e que realmente agradaria a Deus. Assim vemos a realidade dita por Cristo aos fariseus nos dias atuais... “Esse povo me honra somente com os seus lábios, mas o eu coração está longe de mim. Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.”
Assim entendo que a superfluidade das religiosidades e tradições, estão longe de um coração sábio...  “Ainda não compreendes que tudo o que entra pela boca desce para o ventre, e é lançado fora?”  Ou seja, tudo que não se absorve e vai para o coração, sendo este totalmente entregue e moldado por Deus, de nada vale!

E as vezes escuto pessoas dizerem:
“Como pode, uma pessoa tão religiosa, comete tamanha maldade e contaminação?”
“Mas a pessoa não é da igreja?”

Ainda não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre, e é lançado fora?  Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem.
Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. São estas coisas que contaminam o homem; mas comer sem lavar as mãos, isso não contamina o homem.

 (Textos - Mateus 15)

E sabendo do que deve firmar meu coração não são tradições, nem preceitos humanos, lembro dessa canção que meu filho também gosta muito ...




 “Eu honro ao Senhor que morreu por mim. O mundo se esqueceu mas eu não me esqueci. Eu não falo de igreja, nem de religião eu falo de Jesus, essa é a salvação. Porque quem veio do pó, pro pó irá voltar, o homem é muito falho tem o mundo pra provar. A colheita será feita, a semente está plantada, ele é a árvore perfeita, está no peito semeada.... 



Eu frequento sim, uma igreja, pois é da vontade de Deus que sejamos igreja, apesar de ouvirmos tantas banalizações, ainda asim, podemos encontar as igrejas ordeiras, que buscam a vontade de Deus e não de homens. Que estão inteiramente voltados para terem uma vida comprometida com o Senhor. E é somente tendo comunhão, convivendo com pessoas que tem o mesmo ideal de servir, de buscar e de amar aquilo que é loucura no mundo de hoje, somente assim podemos verdadeiramente crescer espíritualmente. Como diz Romanos 10:17 "A fé vem pelo ouvir, e ouvir a palavra de Deus."  



Então é indispensável que tenhamos uma identidade, que congreguemos com pessoas como eu e você, falhas, cheias de defeitos, mas com uma vontade  que vai além do nosso próprio entendimento, de conhecer esse Deus cada vez mais e viver o seu amor demosntrado por Jesus naquela cruz, um amor que me alcançou, e que pode alcançar qualquer um que permitir, pois ele não invade nossos corações, por Ele ser tão doce e gentil.


Isso não me faz pensar que sou a pessoa mais feliz do mundo, que talvez realize todos os meus sonhos, que hoje eu posso tudo, e glórias e aleluias. Mas hoje tenho a certeza que depois que aceitei esse amor em minha vida, eu sou a pessoa mais feliz do mundo, que sendo da vontade Dele e sendo o melhor para mim, eu poderei realizar sim, todos os meus sonhos, pois posso tudo Naquele que me fortalece e seja toda glória e aleluias a Ele, meu Salvador, meu libertador, meu Amor maior!



Religiosidades e tradições me afastam tanto de Ti Senhor!! 




Jackeline Matos






Comentários

SOBREVIVI!!!

SOBREVIVI!!!
Por alguns dias eu perdi a paz, por outras noites eu perdi a luz, mas não tirei jamais e nem vou tirar os meus olhos de Jesus. Sobrevivi! Fiquei mais forte aprendi, machucou mas estou de pé, a dor não foi maior que a minha fé. Deus pode curar qualquer ferida e como todos os sobreviventes (e curados emocionalmente) eu estou dando mais valor à vida.

E-mail: jackeline.sing@hotmail.com